segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Diálogos com o nosso rio Arda!... ( Parte 6 )

Resolvemos dar prioridade em voltar às margens do Arda por acharmos que as responsabilidades agora passaram a ser nossas, a partir do momento em que ouvimos com clareza a voz do Arda clamar que tinha argumentos e objectivos e que queria dá-los a conhecer em primeira mão às gentes da região! A verdade é que mal aparecemos, nos reconheceu de imediato e nem perdeu tempo nas apresentações, para passar a explicar:

«- Nós os rios sempre fomos muito práticos desde as nossas origens e as nossas águas não tolerariam quaisquer demoras a que vós chamais burocracias... Mas com toda a franqueza, pior que todas as burocracias humanas - que são um problema vosso - é a praga da poluição que suportamos dentro de nós e ao longo das nossas margens de quase quarenta quilómetros, desde o abendiçoado vale de Arouca - que o grande Aquilino imortalizou no Malhadinhas - até atingirmos a foz à vista da vossa linda aldeia de Pedorido e deste lugar de eleição que é as Concas!...
Temos que dizê-lo muito frontalmente, que vários factores contribuem para que este flagelo da poluição, tenha vindo para ficar e o principal factor prende-se com a falta de raiz duma educação ambiental desde o berço, que, é como quem diz, a começar no seio das famílias, com a devida continuidade nos programas escolares e a seguir nas empresas de todas as dimensões, e, claro está, nas autarquias, que deviam ter um papel importantíssimo e mesmo determinante, não só na continuação da formação dos munícipes, mas, porque não, no combate firme contra os prevaricadores, que sempre irão existir ao longo da história dos povos e sem ter medo de vir a perder meia dúzia de votos...
Estes dados de que vos "falo" nem são novidades para quem está atento, mas as resistências às regras e ao cumprimento são enormes, e, por ser assim, estou de acordo com aquele humano, anónimo, que há algum tempo atrás, aqui, junto das minhas margens e com todo este lindo cenário a servir de testemunha, dizia, "alto e bom som", que Democracia não é bandalheira e estava a referir-se à poluição em geral e nos rios em particular, ao mesmo tempo que citava exemplos muito tristes de gente muito rasteira e sem escrúpulos!...»

Bem, quem fala assim merece respeito e a nossa reflexão e decidíamo-nos por um compasso de espera, ao verificar que tínhamos já na nossa posse um conjunto de boas ideias e vindas do nosso Arda, que, muito justamente, sobe na nossa cotação e na cotação das muitas pessoas que vêm fazendo das suas vidas um combate sério e digno, para que a vida na Terra não continue a ser posta em causa por gente irresponsável e criminosa, há que dizê-lo!
Obrigado velho amigo e gostaríamos que continuasses a ser um dos nossos rios mais queridos!...

- Se temos amor pela nossa região, o que temos a fazer é divulgá-la!
Nota: Este post é uma cópia do que publicamos no blog PEdorido.com

1 comentário:

  1. Fossem certos ditos Humanos Pais responsáveis como os Rios "Pais", são para os seus Filhos e a responsabilidade que ele tem para com o seu Avó o Mar,traria um Mundo muito melhor.
    Os Rios Pais para que os seus Filhos afulentes e no Caso concreto e felizmente no que respeita ao Arda, Rio Mau, Tamêga e Paiva, e Vários Riachos o Rio Pai, tira-lhes deles todo o tipo de Poluição,que lhe é possivel!!! Para que eles possam ter um vida no minímo digna, mantendo e criando as suas espécies e mantinham a sua atracção.
    Agora como diz o Autor esses senhores que na sombra de um partido qualquer conseguiram ser eleitos para uma Junta de Freguesia ou Câmara Municipal e que só por isso se julgam senhores absolutos e com direitos Omnipotentes ligando para o Douro todo o Saneamento sem um minímo de tratamento.
    Gravíssimo é que as autoridades responsáveis pela fiscalização desses mesmos rios a quem anda a pescar com uma canita e um inzol, lhes aprendam as canas e lhes passe uma multa não aceitando deculpas. A estes prevaricadores "assassinos" que há anos mantém essa ilegalidade criminosa nada se passa e as atrocidades e osw seu prevaricadores, continuem impunes.
    Para não falar de outros casos:- Que passem em Escamarão, junto à Ilha dos Amores e fiscalizem o que os tubos soltam para o Rio Douro? Poluição, Poluição e mais Poluição.
    Casos como estes são mais que muitos.
    Ha água do Douro, Paiva, Arda e Rio Mau, serve para abastecer milhões de seres humanos e daí produzir uma fonte de receita astronómica.
    Excigir que lhes guardem respeito e parem com essa criminalidade é o minímo que se pode fazer.
    Parabéns ao Autor pelo excelente trabalho.
    Uma certeza nos fica o futuro aos rios virão a pertencer. Eles são eternos e os seres humanos e desumanos deles são depententes. A Água insubstituível e o garante ou não da existência da Hunanidade.

    ResponderEliminar