sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Histórias Mínimas II

Gostaria de focar,para não fugir ao meu hábito uma pequena mas GRANDE faceta que aconteceu comigo e que nunca esqueci e até guardo como um dos factos que mais me marcaram:- Estávamos em 1955 e a minha excelente professora Teresa,natural de Pedorido como já sublinhei, resolveu primeiro falar comigo e a seguir com os meus pais e para quê? - Uma vez que havia concluido a 4ª classe e era ainda muito novinho para o mundo do trabalho e uma vez que durante os dois anos que havia sido minha professora notara verdadeiro empenho e sobretudo aproveitamento, queria a sra. professora que continuasse a colaborar no ano seguinte e ajudá-la porque iria ter uma nova turma da 4ª classe! Como recompensa pelo meu contributo a sra. prof.ª no final desse ano levar-me-ia à cidade do Porto, ao Liceu Carolina Michaelis fazer o exame de admissão ao Liceu e claro os meus pais não iriam pagar um tostão! Tudo correu como o previsto, ou melhor, como a profª Teresa idealizara, isto é, dei os meus humildes préstimos e colaborei com paixão como "assistente" como agora se diz, no final do ano o prometido foi devido e na cidade Invicta até dispensei de ir à oral!O mais importante de tudo isto é que eu pressenti que com aquela idade pessoas com responsabilidade acreditavam em mim e eu estava a ser útil e isso era fantástico!...Contudo há outros pormenores importantes nesta história e que passo a citar:- A professora comprometeu-se perante um miúdo e perante os pais e cumpriu.- No final do ano propôs-me ao tal exame, eu estava preparado e foi um êxito. Não houve pedidos, não houve cunhas...Agora eu acrescento, perguntando:- Que melhores exemplos ajudariam à formação dum jovem?

Sem comentários:

Enviar um comentário