sábado, 17 de julho de 2010

Inveja de Vizinhas!...

Até que podiam dar-se bem melhor, porque sendo vizinhas, aconselharia o bom senso que fossem por aí!... Mas até ontem, ninguém havia conseguido fazer com que aquelas duas se entendessem no essencial, mas com o passar do tempo, que costuma ser bom conselheiro, as coisas até pioraram, deixaram mesmo de falar e por este andar não se antevê melhores dias, embora todos garantam, "a pés juntos", que nunca as viram discutir, mas que se vê a "olho nu", que o ambiente entre ambas é de "cortar à faca" e gelado, gelado, apesar do tempo quente que aí está!...
Dizem, os que estão mais por dentro do caso, e, pelo que nos apercebemos, a aldeia em peso há muito que sabe das divergências, e, há mesmo aqueles, que avançam com a hipótese de um dia destes verem o desentendimento ir parar aos tribunais!... Os mais sensatos, valendo-se da experiência e pelo que vão lendo e ouvindo pelos jornais e pelos tele-jornais, vão afirmando convictamente, que vai ser pura perda de tempo, que neste país que Abril resgatou, os tribunais não se entendem com as leis que demoram dez anos e mais a dar uma sentença, que só depois transitará em julgado, não, sem que antes, tenha de ser apreciado por outros juízes de outros tribunais e que já ninguém acredita, e, focam mesmo o célebre processo da Casa Pia, que "não ata nem desata" e que pelo "andar da carruagem" irá ficar em "águas de bacalhau", um termo muito usado nesta nossa aldeia!
Os mais antigos, felizmente ainda muitos e que conhecem bem toda a história, vão ao ponto de dar o seu palpite e percebe-se um "fraquinho" pela mais idosa, porque não acham jeito, dizem mesmo que é desumano terem-na abandonado completamente e pelo aspecto de todos os dias, pela maneira como se apresenta, parece que nem família tem, e, isso nem é verdade, só que não lhe ligam nenhuma... « É muito triste chegar a velho - rematam alguns pedoridenses - porque já não temos a mesma utilidade e começamos a dar trabalhos e até os familiares, quando os há, querem mas é ver-se livres do empecilho!...»
A verdade é que a vizinha mais nova tem muita coisa a seu favor, a começar pela idade, que lhe dá para se movimentar muito melhor e vai arranjar outros apoios, mesmo fora da aldeia e nos dias de hoje, isso conta e de que maneira!... Desde os poderes restritos lá em cima na Vila, mas que contam, quanto mais não seja, pelos interesses que estão à vista de todos, até às ligações a este e àquele ministério sediados em Aveiro, ou mesmo na Capital, quase dá para concluir, que com tribunais ou sem tribunais a vizinha nova leva para já larga vantagem, e, não será por acaso, que, ainda há dias, vimos "com estes dois que a terra há-de comer", como até se apresenta ao público toda bem arranjada, toda "modernaça", muito bem pintada e a transpirar uma felicidade e um à vontade de meter inveja à vizinha e mesmo àquelas que não são vizinhas!... Sinal dos novos tempos, que estão aí para ficar, dizem, embora com muitas divergências e incertezas, que as águas dos nossos dois rios - que já não são as mesmas de outrora - não se cansam de escutar, vindas dos pontos mais diversos e de ambas as margens, mas que não interferem nem um bocadinho, no deslizar das suas águas a caminho do mesmo Atlântico de sempre, agora com mais suavidade, muito mais calmas e alheias a todas as disputas humanas, incluindo das suas duas vizinhas - agora desavindas - e com quem fazem questão de manter um bom relacionamento, quanto mais não seja pela vizinhança, e, porque sabem, que podem contar com a cumplicidade e a protecção da Natureza, numa ligação que se crê com milhões de anos!!!....
Nota: Os pedoridenses atentos, já entenderam desde o início, que se trata de uma metáfora e se refere às duas pontes vizinhas do velhinho Arda e não pretende outros objectivos humanos, que quanto a nós não fariam qualquer sentido!...
-A MELHOR FORMA DE DAR A CONHECER A NOSSA ALDEIA É DIVULGÁ-LA!

Este post é uma cópia do que publicamos no blog PEdorido.com

Etiquetas: pontes, rios, invejas, águas, velhinhos

4 comentários:

  1. Tantas vezes em cima dela. Formavam-se filas.
    Nunca ela se queixou, mesmo que por vezes a carregassem abusivamente.
    Quem dela se serviu tem-na no coração e sabe que a nova nunca lhe poderá dar o que a mais idosa nos deu.
    Lamenta-se; que a tenham lançado práticamente ao abandono e que hoje não lhe propocionem uma utilidade e a a vistam com uma roupagem digna.
    Em cima de uma e outra: é a velhinha que nos dá a melhor panorâmica.
    Passo lá quinzenalmente e é com saudade que muitas das vezes não a vejo.
    Para perpetuar a memória de todos os Pedoridenses que já partiram:- mantenham-na asseada e deiam-na a conhecer e seguramente que ela será uma atracção encantadora para todos quantos visitarem Pedorido. Ela está preparada para suportar todas as intepérides, deiam-lhe brilho e divulguem-na.
    Que saudades dos tempos que se atravessa o Arda por cima da nossa Ponte de Ferro.
    Tempos que a memória não deixa que se apaguem e que a Juventude de hoje alertada tudo fará para manter esta referência que muito deu a Pedorido e suas gentes.
    Muitos parabéns ao autor pela imaginação e que retrata fielmente uma vida com enorme desprezo de quem deveria e teria a obrigação de conservar uma ponte de grande significado histórico.
    Não só para Pedorido, como de todo o movimento que teria obrigatóriamente de passar por cima dela.
    É da responsabilidade dos Jovens exigir que lhe deiam o trato devido.

    ResponderEliminar
  2. Pelo que vejo, isto é sina de Portugal, ter o seu passado ao abandono,estamos num País sem memória.
    Vou a Lisboa vejo ruas quase inteiras ao abandono, ando por aqui na zona de Oeiras igual, vou á terra aspas, é uma tristeza.
    Um abraço
    Virgilio Miranda

    ResponderEliminar
  3. Boas Pikó!
    Antes de mais, parabéns por mais um texto, mas este tem algo de novo de facto e que gostaria de salientar - o facto de teres personificado duas pontes... É MUITO BOM!
    Quanto ao conteúdo, há um facto que me deixou surpreendido, a utilização da expressão - "Graças a Deus"- quando na verdade deveria ser dito - "Graças ao Homem tb".
    Será só o passado que está ao abandono?
    Mais uma vez parabéns pelo texto.

    ResponderEliminar
  4. As pontes. Afinal são presença constante na paisagem de Pedorido. Uma tem história, foi passagem de comboios, de carros e de gente a pé. Como todas as pontes, constituem um elo de ligação, qualquer coisa como um abraço que aproxima e estreita laços.
    Caro amigo, gostei da metáfora.
    Abraço

    ResponderEliminar