quarta-feira, 23 de junho de 2010

As Memórias e as Diferenças!...

Cremos acreditar, que os Pedoridenses reconhecem ao lugar das Concas como que aquele espaço que é único e exclusivo, que nenhum outro lugar consegue suplantar no resto da aldeia, e, muito dificilmente o cenário irá mudar no futuro, porque ali, a Natureza tem tudo para desiquilibrar a seu favor, desde logo, porque os rios Douro e Arda ali se vão encontrar e esta coincidência faz toda a diferença que os humanos acabam sempre por valorizar mais, porque os rios e as suas águas têm atributos vários e que vão ao encontro dos seus interesses, seja na pesca, ou no lazer, que no Verão ganha a importância maior, quando as temperaturas ambientais sobem e encontram nestes volumes líquidos um antídoto eficaz!...Mas, quando citamos os meses mais quentes do ano e se nos lembrarmos de Pedorido, há três coisas que associamos no imediato:- O rio Douro, o rio Arda e o lugar das Concas, com todo o seu esplendoroso arvoredo que quase penetra pelas águas destes maravilhosos rios... Se connosco sucede sempre assim, somos levados a acreditar que com os conterrâneos sucederá o mesmo, ou andará muito por aí, mais coisa menos coisa... A seguir e se não partirmos para novas ideias, vamos seguir numas outras viagens ao passado, em que mais uma vez os rios, sempre os mesmos rios, de outros tempos, é certo, mas por isso mesmo mais belos, queremos acreditar nisso, sem ter o propósito do contra, mas pela ligação forte ao que eram as envolvências físicas de uma época difícil e sobretudo diferente, muito diferente, em que nos era ensinado só o essencial para aquele tempo e que passava sempre e acima de tudo pela sobrevivência e para a continuidade!...Reparem nesta diferença abismal: - Há cerca de sessenta anos...( CONTINUA )
NOTA: Cópia do post no blog PEdorido.com

2 comentários:

  1. Os meus mais sinceros parabéns.
    Retrata fielmente o que eram as gentes ribeirinhas, o seu apego ao nosso e deles Rio e Pedorido e o Lugar das Concas, onde tantos dias e bons ali passei, tenham sido a a trabalhar a carregar camionetas de Carvão, ou a Jogar Futebol no Antigo Areal, quando o que era o Campo de Futebol do pejão abriu um buraco ao meio e ficou impraticável.
    Já li este teu "nosso" artigo noutro blogue "Pedorido" e fico feliz por os Jovens te terem convivado a pariticipares e teres aceite.
    Os Rios ão Eternos.
    Mesmo que sofram facadas profunda que lhes deixam marcas pelos interesses Capitalistas de quem não olha a meios para alcançar fins, de lucros fáceis e no minímo de seriedade discutível.
    O Rio actual não cativou as populações ribeirinhas, por isso deu-se um divórcio quase total e passaram a viver de costas voltadas para este rio.
    Mas os sinais são evidentes de retorno e a nossa Juventude começa cada vez mais a identificar-se com ele.
    A prová-lo estão a prática dos Desportos Nauticos ( Rio Mau e o seu Clube de Canoagem) e o aumento de Pescadores de Cana.
    Um Pescador torna-se um apaixonado pelo seu Rio e não demora muito tempo para que o passe a amar.
    Lamento não ter conseguido entrar no Blogue Pedorido para o ter comentado. Se souberes como entrar para comentar:- Excplica

    ResponderEliminar
  2. Caro Valdemar,

    seria com enorme prazer que receberíamos no PEdorido os seus comentários.

    O nosso URL é www.pedorido.com.

    Para comentar basta fazer o mesmo que aqui no Histórias Curtas.

    Apareça!

    Abraço,

    PEdorido

    ResponderEliminar