quinta-feira, 5 de abril de 2012

CADA TIRO CADA MELRO!

Não é que não estejamos habituados! Só que não nos conformamos com certas coisas que vão sucedendo dentro deste pequeno país... Toda a gente costuma dizer :« O exemplo deve vir de cima!», como se não pudesse vir também de baixo... O grande equívoco é mesmo esse, porque quase sempre os exemplos apenas vêm de baixo, dos que não ocupam os lugares de maior destaque na sociedade portuguesa!Também será por algum medo, uma certa vergonha ou até falta de oportunidade, talvez, - sabemos isso - mas também por quererem manter o bom nome que têm, seja na família, na aldeia, na vila, no local de trabalho e duma maneira geral na sociedade! E essa forma de estar, merece ser enaltecida, porque começa a notar-se um certo cansaço, alguma impaciência, até porque a comunicação social não pára de divulgar logo nas primeiras páginas dos jornais e revistas de peripécias grotescas, quase aberrantes, porque trazem à tona os tais nomes sonantes da nossa sociedade... E com que exemplos?!
Desta vez mais um caso caricato a merecer a nossa reprovação, porque justamente divulga um comportamento inadmissível de quem já ocupou todos os cargos de maior responsabilidade na vida política portuguesa! O facto de Mário Soares ter sido presidente da República, dá-lhe direitos diversos que os outros portugueses não têm, mas, por isso mesmo, uma maior exigência nos seus deveres, coisa que parece não ter aprendido ao longo de uma vida já um pouco longa!... Ninguém tem o direito de vir para uma auto-estrada rodar a 199 Km/hora e por essa infracção terá sido multado por quem fiscaliza este tipo de comportamento! Mas há mais:- Dizem as autoridades que tomaram as tais medidas drásticas no referido caso, que o senhor em causa terá sido mal educado, na forma como reagiu à multa e que teria mesmo dito que a multa respectiva, punitiva do excesso de velocidade, iria ser paga pelo próprio Estado Português!.. Afinal, há aqui várias falhas deste personagem, a começar pela afirmação gratuita de quem iria pagar a multa respectiva, porque não consta nem podia constar que seria o Estado a pagar multas, sejam elas quais forem, ou será que nem essa regra é cumprida?! É evidente que nos tempos de vacas gordas, o oportunismo campeou a todos os níveis e vai de ceder Mercedes e combustível, chaufer, secretária a tempo inteiro, deslocações e tanta coisa mais pagas do bolso dos contribuintes, mas não iriam prever também as multas, que são infracções!... E isto é tanto mais grave, porque vem de pessoa formada em direito, cá na santa terrinha, mas não vale a pena, porque a vergonha já há muito que não mora cá! Nem é sequer atenuante, dizer que vinha para uma reunião importante para o Porto, que estaria atrasado e que dera ordens ao motorista para "apertar" com o Mercedes, que pelos vistos estará matriculado no Ministério das Finanças... Isto só agrava e não desculpa, porque se saísse uma hora mais cedo não teria tido necessidade de mandar "apertar" daquela forma com o Mercedes que pertence, afinal, ao Estado de todos os Portugueses!...
Quero acreditar, que nem todos se portarão com tamanha arrogância, mas fico a pensar que tivemos um grande azar de não termos por cá homens com a dimensão dum Nelson Mandela, que quando viajava ao serviço do Estado Sul-Africano ia ao ponto de fazer a cama do hotel em que pernoitava... Fazia-o, devido ao hábito que adquirira nos vinte e seis ou vinte e sete que levara de prisão - era a explicação que dava Mandela - mas que se saiba, também não houve portugueses presos no tempo da ditadura?!...
Vamos procurar melhor e com mais afinco até encontrarmos por cá outros e melhores exemplos, mas até agora não temos tido grande sorte, porque tem sido:- "Cada tiro, cada melro!"

6 comentários:

  1. Amigo Pikó;
    Deixaste-me a ver navios, (‘high & dry’), como dizem os ingleses. É certo que falas no teu artigo sobre um presidente, e isso leva a perguntar-me; qual deles será: um Soares, um Sampaio ou um Cavaco? Claro, se quisesses que soubéssemos qual o melro certamente que o tinhas identificado, porém uma aproximação da lotaria não ficaria nada mal… Contudo, acredito que se o tivesses feito de início talvez o interesse em comentar ficaria na forja de vez.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Leiria:

      Peço a tua compreensão, mas de facto desta vez fiquei um pouco àquem... Isto, por vezes, não sai como queríamos que saísse, mas já emendei... Peço desculpa, mas, por vezes, os amadores também falham!
      Um abraço!

      Eliminar
  2. Pois é Amigo Piko, a vergonha foi chão que deu uvas, este cavalheiro deve ter qualquer incompatibilidade com as nossas Policias (eu por acaso até nem sou muito fã delas mas respeito-as) pois recordo que numa qualquer campanha eleitoral este mesmo senhor insultou um motociclista Policial que o acompanhava, tendo dado muito que falar nessa altura, quanto a ser o Estado a pagar a multa, isso já vai do hábito, esta gente está noutro Mundo definitivamente.
    Uma Feliz Páscoa para o Amigo e Família
    Um abraço
    Virgílio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Virgílio há quanto tempo rapaz!
      Estou também sem notícias do nosso grande amigo Valdemar Marinheiro, mas estou esperançado que se recomponha e volte às lides aqui nos blogues!
      Um abraço e boa Páscoa!

      Eliminar
  3. Realmente, tens razão, "venha o diabo e escolha". Isto só prova que não temos tido sorte com os governantes que nos têm arranjado. Estes "senhores" julgam-se os donos disto tudo. Eu digo estes, porque ainda não conheci quem se aproveite. Este, mesmo reformado ainda contínua arrogante e a "chular" o País. À uns anos, também tivemos um ministro que foi fazer mergulho para S. Tomé e Príncipe á conta dos contribuintes. Já pra não falar do engenheiro,que não era engenheiro, mas pelos vistos ainda vai ser, está a tirar o curso em Paris, chegou a primeiro ministro,mas antes tinha sido ministro do ambiente e pelos visto também usou esse cargo para se "encher"(caso Freeport).São tudo, menos sérios.
    "Cada tiro cada melro!"
    Beijinho.
    Reyla

    ResponderEliminar
  4. Eu já nem digo nada!...
    Para mim, que sou graça, acho que é desgraça a mais.
    Só vale porque somos portugueses, sofredores e mártires.

    ResponderEliminar