terça-feira, 7 de junho de 2011

A Bela Cidade do Douro em 2063! (1ª Parte)

Atingimos o ano de 2063! Há pouco mais de cem anos, não houve capacidades, nem sequer as engenhosas, para prever para esta margem do rio Douro um volte-face, que viesse provocar as profundas alterações necessárias e capazes de tornar o pequeno lugar de Rio Mau nesta pequena cidade, que, agora se chama Boneca do Douro, e, que, já terá ultrapassado os cinquenta mil habitantes!... Esta projecção, que lhe advém do facto de se ter tornado num dos principais pólos industriais e mineiros do norte e com reflexos na economia do país é uma verdadeira história de sucesso, que, não é assim tão velha quanto isso, mas que se desenvolve num ritmo acelerado, depois de décadas de alguma estagnação, aliás, coincidente com o fraco ritmo a que o país se sujeitava...
O nome da aldeia ainda existe e ficará para a história destas gentes, assim como Sebolido não desapareceu pelo mesmo motivo, porque a junção das duas freguesias resultaria na actual cidade que se chama "Boneca do Douro" e ficaria a dever-se à necessidade de ir ao encontro da nova legislatura, que apontou para uma redução do número de freguesias no ano de 2012, quando o país passava por mais uma grave crise económica e financeira.
O que se passou de concreto e que esteve na base desta soberba transformação?!
É costume dizer-se que não há milagres gratuitos nem espontâneos, e, que, só acontecem, quando as mentes se conjugam no mesmo sentido, que, ao que parece, terá sido o caso...
Passemos então à verdadeira história:
«- As redes sociais suportadas pela Net divulgavam e uniam mesmo as pessoas por todo o planeta à volta dos mais variados temas, e, há quem afirme, que teriam estado na base da queda de governos e até de regimes, e, apontam mesmo alguns dos países do norte de África e do Médio Oriente, tudo isto enquanto decorria o ano de 2011... E é precisamente aqui, com um cenário destes no plano internacional que tudo terá começado, quando três riomauenses decidiram trocar algumas informações e ideias através da Net. Recordavam e relembravam uma hipotética exploração mineira na serra da Boneca, que, apesar de não ter ido avante, ainda nos alvores do século XX, teria deixado algumas certezas de ali ter existido sinais claros de minérios como o ouro, a prata, o cobre, o chumbo, o estanho e o zinco, embora não fossem conhecidas as proporções, que, são sempre uma boa base para uma possível exploração.
Por essas alturas a economia chinesa começava a dar alguns sinais de abrandamento, mas estavam atentos aos sinais vindos do exterior, em especial da Europa, e, ao descodificar a troca de mensagens dos riomauenses, admitiram poder estar perante um caso de real interesse para os seus propósitos políticos e industriais...
Por estas paragens do Douro, causou um certo assombro ver nos meses que se seguiram, um grupo de técnicos chineses, devidamente autorizados, instalarem-se nas proximidades da linda serra da Boneca com o intuito de tirar a limpo o que haviam descodificado na Net... Vinham bem equipados para a missão e dispostos a fazer o que fosse necessário para que no final, não restassem quaisquer dúvidas! (Continua)


5 comentários:

  1. Amigo Piko
    Espero cá estar lá para o ano de 2063, para assistir a esses acontecimentos, e que o Amigo me faça companhia como cicerone visto eu nunca ter ido para esses lados, provavelmente andaremos de «olhos em bico» tal a quantidade de Chineses que por aí andarão, mas vai ser um acontecimento.
    Um abraço
    Virgílio Miranda

    ResponderEliminar
  2. Comentário teste!
    Só para ver se e como aparece!

    ResponderEliminar
  3. Oh Valdemar/Rafael...
    Não seria melhor mudares de nome?
    Talvez um «VALDRAFA» não te ficasse mal!
    E como vês o problema dos comentários está no teu computador e não na GOOGLE!
    Anda lá, investiga e resolve isso, oh meu!

    ResponderEliminar
  4. :)) Será que eu chego aos 120 anos para poder ver isso ????

    ResponderEliminar
  5. Primo Augusto, os três Riomauenses, poderei descodificar, mas aos Chineses é mais complicado. Espero pelo final da História. Um abraço de Um Rio - Tónecas.

    ResponderEliminar