segunda-feira, 20 de junho de 2011

A BELA CIDADE DO DOURO EM 2063! (3ª Parte)

Este género de empresas mineiras requer sempre aqueles grandes cuidados, tendo em vista as questões de segurança e ainda todo o tipo de procedimentos, para que os terrenos envolventes e os cursos de água não sejam contaminados pelas águas residuais, que acabam por ir parar aos rios e invariavemente aos mares, que são o último refúgio das malfeitorias "cozinhadas" pelos humanos... Daí, que no século passado, ainda tão recente, vamos deparar com tão maus exemplos de que só tiramos o "benefício" único, mas, já agora, proveitoso, de não repetirmos os mesmos disparates relativamente ao ambiente!... Chama-se a isto, aprender com os erros, ao mesmo tempo que no terreno eram aplicadas as normas da Comunidade Europeia, bem mais seguras que as lusitanas...
A Administração chinesa entendeu, desde o primeiro dia, que assim é que tinha de ser e todos se congratularam com as primeiras medidas tomadas pela fiscalização mineira que superintendia neste projecto!... O desmantelamento do aterro sanitário foi a primeira acção, ainda o ano de 2012 não tinha chegado ao fim e esse seria o primeiro benefício a ser festejado pelos habitantes de Rio Mau, e, mesmo os meios de comunicação social, incluindo as televisões, viraram para aqui as suas câmaras e holofotes, coisa nunca vista pela pacata Boneca... Mas, os ambientalistas eram aqueles que mais "ruído" transmitiam, por considerarem uma vitória para a qual tinham contribuído como mais ninguém!... Enfim, "presunção e água benta, cada um toma a que quer"... De seguida, algumas das torres Eólicas seriam desviadas, não por serem poluentes, nada disso, mas porque ocupavam terrenos da companhia mineira e houve necessidade em separar os dois projectos, por forma a evitar futuras quezílias.

Na época, causou algum espanto e era tema das conversas em ambas as margens do Douro o facto de serem os chineses a pôr mãos à obra neste empreendimento mineiro da Boneca, porque associavam os chineses mais às questôes ligadas aos têxteis e lanifícios, que era a prática mais corrente e mais conhecida deste povo oriental, e, era suposto, que, nestes assuntos da indústria teria mais cabimento ver "meterem-se" os europeus, designadamente os belgas, ingleses, alemães ou franceses, que, habitualmente, lideraram com algum sucesso, este tipo de negócio por estas bandas da Europa!... (Continua)

3 comentários:

  1. Pois é, Amigo Piko, os Chineses aí estão em força,neste ano «sem graça» de 2011 parece ser a única economia do Mundo com excesso de liquidez, e por isso não admira que se lancem noutras aventuras para conseguirem aplicar o dinheiro que têm em excesso, por outro lado também convém que vão procurando outras paragens para exportar alguma mão de obra, pois a China está a ficar apertada para acolher tanta Gente.
    Um abraço
    Virgílio

    ResponderEliminar
  2. A história tem pernas para andar e deve continuar, para que as populações, circundantes à Serra da Boneca, se apercebam, quanto de útil tem para a suas gentes a preservação da mesma. Espero um final feliz. Um abraço para o seu autor. Tonécas

    ResponderEliminar
  3. É inacreditável, como depois de ter estado tanto tempo a escrever um comentário, tentei publicá-lo e com esta poracaria de só o poder fazer como anónimo foi tudo ao ar.
    O trabalho está excelente e logo que possivel voltarei de novo a escrever o Cpomentário.
    Muitos parabéns e um forte abraço deste teu conterrâneo:- Valdemar marinheiro

    ResponderEliminar