quarta-feira, 15 de junho de 2011

A BELA CIDADE DO DOURO EM 2063! (2 ª Parte)

As pesquisas e consequentes análises em vários pontos da Boneca teriam durado cerca de dezoito meses, ou seja, no final de 2012 a equipa técnica chinesa - que tinha tido a preciosa colaboração de operários portugueses já especializados em serviços de pesquisa mineira - havia já adquirido um conjunto de informações, que garantiam um sucesso para uma futura exploração, nunca inferior a cinquenta anos... Isto, porque o filão de minério assim o determinava, embora os novos métodos de trabalho na rocha fossem substancialmente diferentes daqueles praticados nas minas deste país durante o século passado.
Entretanto, havia uma surpresa que não teria escapado nas análises laboratoriais!... Para lá dos minérios já constados, surgia em percentagens mínimas um outro minério, muito raro, e, que teria uma dureza, quase equivalente ao diamante e bastante superior ao volfrâmio! Soube-se, uns anos mais tarde, que a existência deste raro e precioso minério, havia determinado a decisão final dos chineses por estas minas, porque necessitavam de o incorporar em novos processos tecnológicos, que nem sequer tinham começado a desenvolver-se no Ocidente e se o não fizessem, corriam o risco de ver um outro país vir a apossar-se duma matéria prima de inquestionável valor!... Enfim, mistérios duma nova China, que ainda há algumas décadas atrás se debatia com sérios problemas internos, e, que, na época, procurou encontrar possíveis saídas, através da implementação de uma Revoluçã Cultural de que não iriam resultar as perspectivas esperadas, e, que, no final, iria deixar brechas e divisões profundas entre os principais dirigentes chineses daquela época! (Continua)

1 comentário:

  1. Valdemar Ferreira Marinheiro.
    Por impossibilidade de comentar pelo Goole tenho a necessidade de recorrer ao anónimato, para que o não o seja identifico-me em cima.
    Antes do mais permite que te felicite pelos excelentes artigos e eles tornam-se ainda mais importantes e aliciantes, porque na tua imaginação abordas aqui temas importantíssimos e que foram em tempos ídos, admitidos e quase certo que existiam e que seriam uma mais valia para o Concelho de Penafiel. Mas nunca foi feita uma pesquisa conclusiva.
    Nos anos de 1930/31 e 32, a Câmara Municipal de Penafiel nos seus relatórios e por informações de pequenas pesquisas feitas à data previam que na Louseira (Serra da Boneca) existessem filões de ouro.
    Uma outra exploração feita durante vários anos foi a Lousa por homens industriais de Rio Mau o Pai do ti Justino Mota (este Justino),é casado e residente em Sebolido e depois a Fábrica de Lousa de Valongo, onde chegaram a trabalhar algumas dezenes de Jovens da nossa Geração.
    Infelizmente hoje está ali implantada a Lixeira e as Eólicas, mas quem sabe se outros tempos possam vir e as pesquisas venham a ser conclusivas.
    Gosto sempre muito do que escreves estes dois artigos veio a confirmá-lo.
    Muitos parabéns e um pedido para continuares.
    Um abraço amigo e grato por falares da forma tão importante e sentida das nossas aldeias e a luta com que te empenhas pela sua valorização.
    Cá fico a aguardar.

    ResponderEliminar