sábado, 1 de maio de 2010

HAJA LUZ!... DOIS MAGNÍFICOS EXEMPLOS!

Os nossos dias não são todos iguais e com o comum dos mortais passar-se-á o mesmo, porque somos influenciados até por coisas mínimas mas reais, como a avaria de um exaustor da cozinha, a caminho dos dez anos de serviço e que trabalhou como um "desgraçado", mas que a nós custa a aceitar, porque é daquelas coisas que exige resolver "já" e "agora", mesmo que não seja possível no próprio dia!... Ainda mal refeito deste contratempo, não é que o radiador do automóvel dá indícios de perder líquido, mas voltamos à mesma sina, porque passaram catorze anos e o desgaste não tem contemplações!...
A propósito, tenho dois casos muito pouco comuns para vos contar e que me fizeram ultrapassar por completo as vicissitudes das duas referidas avarias, porque são duas lições, qual delas a calar mais no fundo, até porque não estava à espera nos dias que correm, vir a ser confrontado com atitudes, que, em boa verdade, pensávamos, já não ser possível...

1º caso:- « Dirigi-me a uma loja de peças, para saber quanto iria pagar pelo radiador novo e o snr. que me atendeu ficou com o meu contacto, para me informar do preço; no mesmo dia recebo em casa a informação de que o radiador custaria 68 euros , já com I.V.A. e que no dia seguinte já podia procurar; ao 2º dia dirigi-me à loja e o mesmo snr. diz-me o seguinte:- Disse-lhe que o custo do radiador era de 68 euros já com I.V.A., mas, como consegui mais barato, vou também beneficiá-lo e só terá que me pagar 58 euros com I.V.A...
Lá paguei, recebendo a factura, como mandam as boas regras, mas confesso que por esta não esperava, uma vez que já havíamos acordado o preço a pagar, e, posso garantir que nem somos amigos, nem sequer nos conhecíamos!...
Afinal, tenho de reconhecer, que há ainda pessoas que estão no mundo dos negócios duma forma que surpreende pela positiva e nós temos o dever de divulgar ao nosso mundo, que ainda há humanos que pertencem ao grande grupo das pessoas de carácter e com princípios marcantes nas suas atitudes, em oposição clara e frontal com aqueles que levam milhões e milhões com todo o descaramento, para as suas contas bancárias, dinheiro esse que é dos contribuintes e de um país que tem compromissos e que deverá respeitar!...»

2º Caso:- « Uma semana mais tarde, seguia muito compenetrado na minha caminhada e ao entrar numa estrada secundária e de algum movimento, dou com um jovem com cerca de trinta anos, que se ocupava na tarefa de apanhar das bermas e até do pinhal as latas de alumínio, que, depois de vazias, são atiradas para fora dos automóveis, sendo certo, que, os transeuntes fazem igual e então é uma praga esta poluição, que irá contribuir para pôr em risco o equilíbrio ecológico...
Achei aquilo, a meio da manhã, um gesto que me trouxe curiosidade e não tive qualquer problema em provocar o diálogo com o jovem e a primeira pergunta que lhe fiz, foi para tentar saber se pertencia a algum grupo de ecologistas, tendo o jovem dito que não e que se empenhava na tarefa para atingir dois objectivos: - Com esta recolha, conseguia arrecadar 50 cêntimos por Kg, ao mesmo tempo que conseguia um 2º objectivo ao colaborar na limpeza dos espaços públicos, que, segundo ele, estão cada vez mais poluídos e que sabia do que estava a falar... »
Estes dois magníficos exemplos, levam-me a pensar, que serão uma ínfima parte do que de bom ainda se pratica no dia a dia neste nosso Portugal, mas, o que acontecerá, é que a maioria dos meios de comunicação social vive do fantástico e do agitar de nomes sonantes, em que uma boa parte já nem são referência, e, se o forem, será pelas más razões, não admitindo perante o país, que a sua hora já passou e que fizeram algumas coisas certas, mas que os erros ficaram por admitir, com o intuito de os misturar no rol das coisas boas... Se o tivessem feito, teriam de facto outra dimensão, mas estão na VIDINHA como querendo ser os "paizinhos" de um povo, que, na sua opinião, precisa deles como do "pão para a boca", quando o mais real é que são essas figuras a precisar do ENCOSTO, e, alguns deles, vão mesmo ao ponto de fazer afirmações, sem nexo, como esta: - « PORTUGAL É UM PAÍS POBRE E PERIFÉRICO ... » Grande lata!
Estes dois excelentes exemplos, de como estar na vida, destes dois anónimos portugueses, soaram alto dentro de mim e acordaram-me para me dar a saber, que as realidades nem sempre são o que parecem, ou, que, matreiramente, nos querem impingir!

1 comentário:

  1. Os exemplos não são a melhor forma de Incentivar.
    Mas a única.
    Vezes incontáveis tenho dado a conhecer o meu óptimismo ao acreditar na geração actual. Quer queiramos quer não, são os homens de amanhã e certamente até porque culturalmente estão mais preparados que nós estavamos com a sua idade, não vão ter dificuldades acrescidas em assimilar os nossos alertas.
    Entregamos-lhe um país livre, onde não permitimos que eles sejam silenciados como nós fomos e o sacrifício que tivemos de suportar para que hoje nos possamos expressar livremente.
    Ser sério, de há muito a esta parte tem sido de dificuldades acrescidas para quem a defende e a utiliza, mas hoje felizmente já são muitos os casos dignos de registo.
    Não se dúvide que nunca houve em tempo algum tanta partilha e solidariedade como hoje.
    Quem como eu em apoio ao meu Pai andei durante dezassete anos por hospitais e Institulo de Oncologia, assisti a essa verdadeira e pura partilha e ajuda solidária "a minha homenagem aos amigos dos hospitais".
    Nas associações por onde tenho passado de alcoologia essa partilha é real.
    Temos isso sim: saber pedir um dia de cada vez e esse dia sabê-lo ocupar e partilhá-lo.
    O autor ao escrever este magnifico texto, deu um precioso contributo, para que o caminho de um mundo que se pretende melhor e mais fraterno, comece a ficar melhor iluminado.
    Muita, Muita força.

    ResponderEliminar