quinta-feira, 13 de maio de 2010

UM ASSUNTO BEM SÉRIO!... ( 2ª PARTE )

( Continuação )
Pensamos nós, que a Democracia também responsabiliza os votantes, que, deveriam perceber, que ao quererem o "jeitinho" de construir no seu terreninho junto dos rios, correm o sério risco de ver num próximo Inverno, sem aviso prévio, as suas vidas e os haveres, como a casita, a ser postos em causa!... Será justo a seguir vir a exigir do País as indeminizações a que já nos habituaram em casos semelhantes?!...
Se a todas estas aberrações, juntarmos uma ETAR que já nem cumpre o seu papel, dando aso a que as águas saiam ainda mais poluídas na saída, temos um cenário que nos aproxima bastante dos países do 3º mundo e nos afasta ainda mais da Europa que se quer evoluída!
Como estamos a falar de desgraças, ocorre-nos já agora relembrar que neste Portugal de Abril, os militares tiveram o bom senso de se retirar da cena política a que voluntariamente haviam aderido, e, ainda bem que o fizeram, porque é uma desculpa a menos para aqueles que usam todas as armas de arremesso para encobrir os seus erros; mas é estranho, muito estranho, que nem todos os militares tenham regressado aos quartéis ou a suas casas, preferindo ignorar a nova ordem democrática, na vã esperança, quem sabe, de um sempre possível regresso a um velho e saudoso 24 de Abril, com direitos exclusivos, sem esquecer uma promoção militar pomposa e de encher o olho, capaz de fazer esquecer os galões de major, a quem o tempo já se encarregou de tirar o brilho das glórias militares de tempos passados...
A verdade, é que os portugueses dispensariam bem este punhado de desgraças, sabendo que todos irão perder e não são só os humanos, mas também a Natureza, os mares e os rios incluídos, restando aos últimos o protesto violento das suas águas, assim que galgam para fora dos seus leitos, como que a admoestar os infractores por ocuparem espaços que sempre deveriam estar livres, para que a qualquer momento o rio tomasse conta desses espaços e ali deixasse os ricos sedimentos naturais, que iriam ajudar a adubar as terras ribeirinhas de cultivo!
Quem nasceu e morou junto do rio Douro nas décadas de quarenta, cinquenta e sessenta, conhece bem este tipo de comportamento e suas consequências, porque o Douro sempre foi um rio desigual e imprevisível, manso nos meses do Estio, mas quase sempre destemido nas prolongadas invernias, ao ponto de se sobrepôr aos afluentes e suas ribeiras, com a finalidade de ali deixar os tais sedimentos, tão do agrado das terras e dos homens que as trabalhavam, porque sabiam que as produções estavam garantidas!
A maior desgraça, é que os "inteligentes" que no nosso tempo chegaram ao Poder, teimam em remar contra a maré e a nossa maior alegria reside na certeza, que, no amanhã, que já não iremos ver, novas gentes mais descomprometidas e mais capazes, irão dar a volta a tanta asneira, para corrigir o que de mal tem sido feito aos rios e ao ambiente e com a cumplicidade de políticos europeus!

2 comentários:

  1. Muito bem dito. Isto "país" só vai ao sito quando a geração do 25, dos retornados e de todos os saudosistas for desta para melhor, a malta mais nova irá encarreirar tudo isto como já aconteceu por diversas vezes ao longo da nossa história.
    Saúde

    ResponderEliminar
  2. Acredito e falo do que sei que os saudosistas estiveram todos no 25, mas o de Novembro de 1975.
    Os qwue estiveram de alma e coração no 25 de 74, foram afastados em Nov. 75, ou seguintes.
    Mas não precisa morrer ninguém para que isto venha a guinar para o rumo verdadeiro.
    Quem esteve na linha da frente desde o 25 de Abril e acompanhou todo o seu desenvolvimento até aos dias de hoje, sabe que desse agrupamento que tem marcado o destino do nosso País a sua grande maoiria são como as abestruzes.
    Eles tem vindo a conseguir iludir a grande maioria daqueles que os elegem dando-lhe pequenas esmolas, mas isto está a bater no fundo.
    Sem procurar fazer futurologia, mas não tenho a menor dúvida que os tempos que se vão apróximar uma maior consciencilização dos menos atentos.
    Não estará longe o dia do Povo dizer basta.
    Só há uma revolução que é irreversivel essa a da vontade do Povo consciente.
    Parabéns ao Autor, mais um magnifíco contributo rumo ao futuro.
    Parabéns ao Oliveira.
    Provado que mesmo nos momentos adversos nós os Sportinguistas somos um Mundo.
    Se algo corre mal, não nos podem culpabilizar de nada fazer, para que no nosso dia a dia a nossa sociedade seja melhort e desfrute de vivência a que deve ter direito..

    ResponderEliminar