segunda-feira, 20 de junho de 2011

A BELA CIDADE DO DOURO EM 2063! (3ª Parte)

Este género de empresas mineiras requer sempre aqueles grandes cuidados, tendo em vista as questões de segurança e ainda todo o tipo de procedimentos, para que os terrenos envolventes e os cursos de água não sejam contaminados pelas águas residuais, que acabam por ir parar aos rios e invariavemente aos mares, que são o último refúgio das malfeitorias "cozinhadas" pelos humanos... Daí, que no século passado, ainda tão recente, vamos deparar com tão maus exemplos de que só tiramos o "benefício" único, mas, já agora, proveitoso, de não repetirmos os mesmos disparates relativamente ao ambiente!... Chama-se a isto, aprender com os erros, ao mesmo tempo que no terreno eram aplicadas as normas da Comunidade Europeia, bem mais seguras que as lusitanas...
A Administração chinesa entendeu, desde o primeiro dia, que assim é que tinha de ser e todos se congratularam com as primeiras medidas tomadas pela fiscalização mineira que superintendia neste projecto!... O desmantelamento do aterro sanitário foi a primeira acção, ainda o ano de 2012 não tinha chegado ao fim e esse seria o primeiro benefício a ser festejado pelos habitantes de Rio Mau, e, mesmo os meios de comunicação social, incluindo as televisões, viraram para aqui as suas câmaras e holofotes, coisa nunca vista pela pacata Boneca... Mas, os ambientalistas eram aqueles que mais "ruído" transmitiam, por considerarem uma vitória para a qual tinham contribuído como mais ninguém!... Enfim, "presunção e água benta, cada um toma a que quer"... De seguida, algumas das torres Eólicas seriam desviadas, não por serem poluentes, nada disso, mas porque ocupavam terrenos da companhia mineira e houve necessidade em separar os dois projectos, por forma a evitar futuras quezílias.

Na época, causou algum espanto e era tema das conversas em ambas as margens do Douro o facto de serem os chineses a pôr mãos à obra neste empreendimento mineiro da Boneca, porque associavam os chineses mais às questôes ligadas aos têxteis e lanifícios, que era a prática mais corrente e mais conhecida deste povo oriental, e, era suposto, que, nestes assuntos da indústria teria mais cabimento ver "meterem-se" os europeus, designadamente os belgas, ingleses, alemães ou franceses, que, habitualmente, lideraram com algum sucesso, este tipo de negócio por estas bandas da Europa!... (Continua)

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A BELA CIDADE DO DOURO EM 2063! (2 ª Parte)

As pesquisas e consequentes análises em vários pontos da Boneca teriam durado cerca de dezoito meses, ou seja, no final de 2012 a equipa técnica chinesa - que tinha tido a preciosa colaboração de operários portugueses já especializados em serviços de pesquisa mineira - havia já adquirido um conjunto de informações, que garantiam um sucesso para uma futura exploração, nunca inferior a cinquenta anos... Isto, porque o filão de minério assim o determinava, embora os novos métodos de trabalho na rocha fossem substancialmente diferentes daqueles praticados nas minas deste país durante o século passado.
Entretanto, havia uma surpresa que não teria escapado nas análises laboratoriais!... Para lá dos minérios já constados, surgia em percentagens mínimas um outro minério, muito raro, e, que teria uma dureza, quase equivalente ao diamante e bastante superior ao volfrâmio! Soube-se, uns anos mais tarde, que a existência deste raro e precioso minério, havia determinado a decisão final dos chineses por estas minas, porque necessitavam de o incorporar em novos processos tecnológicos, que nem sequer tinham começado a desenvolver-se no Ocidente e se o não fizessem, corriam o risco de ver um outro país vir a apossar-se duma matéria prima de inquestionável valor!... Enfim, mistérios duma nova China, que ainda há algumas décadas atrás se debatia com sérios problemas internos, e, que, na época, procurou encontrar possíveis saídas, através da implementação de uma Revoluçã Cultural de que não iriam resultar as perspectivas esperadas, e, que, no final, iria deixar brechas e divisões profundas entre os principais dirigentes chineses daquela época! (Continua)

terça-feira, 7 de junho de 2011

A Bela Cidade do Douro em 2063! (1ª Parte)

Atingimos o ano de 2063! Há pouco mais de cem anos, não houve capacidades, nem sequer as engenhosas, para prever para esta margem do rio Douro um volte-face, que viesse provocar as profundas alterações necessárias e capazes de tornar o pequeno lugar de Rio Mau nesta pequena cidade, que, agora se chama Boneca do Douro, e, que, já terá ultrapassado os cinquenta mil habitantes!... Esta projecção, que lhe advém do facto de se ter tornado num dos principais pólos industriais e mineiros do norte e com reflexos na economia do país é uma verdadeira história de sucesso, que, não é assim tão velha quanto isso, mas que se desenvolve num ritmo acelerado, depois de décadas de alguma estagnação, aliás, coincidente com o fraco ritmo a que o país se sujeitava...
O nome da aldeia ainda existe e ficará para a história destas gentes, assim como Sebolido não desapareceu pelo mesmo motivo, porque a junção das duas freguesias resultaria na actual cidade que se chama "Boneca do Douro" e ficaria a dever-se à necessidade de ir ao encontro da nova legislatura, que apontou para uma redução do número de freguesias no ano de 2012, quando o país passava por mais uma grave crise económica e financeira.
O que se passou de concreto e que esteve na base desta soberba transformação?!
É costume dizer-se que não há milagres gratuitos nem espontâneos, e, que, só acontecem, quando as mentes se conjugam no mesmo sentido, que, ao que parece, terá sido o caso...
Passemos então à verdadeira história:
«- As redes sociais suportadas pela Net divulgavam e uniam mesmo as pessoas por todo o planeta à volta dos mais variados temas, e, há quem afirme, que teriam estado na base da queda de governos e até de regimes, e, apontam mesmo alguns dos países do norte de África e do Médio Oriente, tudo isto enquanto decorria o ano de 2011... E é precisamente aqui, com um cenário destes no plano internacional que tudo terá começado, quando três riomauenses decidiram trocar algumas informações e ideias através da Net. Recordavam e relembravam uma hipotética exploração mineira na serra da Boneca, que, apesar de não ter ido avante, ainda nos alvores do século XX, teria deixado algumas certezas de ali ter existido sinais claros de minérios como o ouro, a prata, o cobre, o chumbo, o estanho e o zinco, embora não fossem conhecidas as proporções, que, são sempre uma boa base para uma possível exploração.
Por essas alturas a economia chinesa começava a dar alguns sinais de abrandamento, mas estavam atentos aos sinais vindos do exterior, em especial da Europa, e, ao descodificar a troca de mensagens dos riomauenses, admitiram poder estar perante um caso de real interesse para os seus propósitos políticos e industriais...
Por estas paragens do Douro, causou um certo assombro ver nos meses que se seguiram, um grupo de técnicos chineses, devidamente autorizados, instalarem-se nas proximidades da linda serra da Boneca com o intuito de tirar a limpo o que haviam descodificado na Net... Vinham bem equipados para a missão e dispostos a fazer o que fosse necessário para que no final, não restassem quaisquer dúvidas! (Continua)