sábado, 20 de agosto de 2011

INTERESSA É CAÇAR! SE O GATO É PRETO OU BRANCO NÃO INTERESSA!...

É indiferente caçar com um gato preto ou com um gato branco!... É um facto, que a cor não influencia o acto! Terá sido a partir da aplicação deste entendimento, que um conhecido dirigente chinês terá engendrado as suas tácticas, que viriam a impôr um novo rumo político ao seu país, depois de décadas e décadas de lutas internas, com avanços e recuos - mais recuos que avanços na óptica dos analistas - que dificultaram a escolha dum melhor caminho e das melhores soluções, de resto não podiam contar com as ajudas vindas do exterior, à espera e desejoso de aplaudir o insucesso dum novo sistema como aquele que se pretendia implantar na nova China!
Resumindo, sabe-se muito melhor hoje, que as novas medidas encontradas no plano interno por Deng Xiao Ping levaram a sociedade chinesa a desdobrar-se como pôde para conseguir outros padrões de vida e "caçando" das formas possíveis, pondo para tal a imaginação a inventar! O importante foi passar a produzir mais, e, reinventando, mesmo que fosse necessário alterar regras e pôr de lado os princípios rígidos que estiveram na base da Revolução Cultural que tanto eco alcançaram na juventude dos países ocidentais!

Seguiu-se um forte crescimento económico a partir do final dos anos oitenta e que teve continuidade mesmo depois da morte daquele líder chinês, ao mesmo tempo que uma boa parte dos países ocidentais conheceria pouco depois um retrocesso acentuado nas suas economias a começar pela economia norte americana, que devido ao despesismo bélico em que se tem vindo a meter, aliado a outros problemas de origem interna, é já o país mais devedor à face do planeta! Ao mesmo tempo, alguns dos países da zona euro como Portugal, chegaram a uma posição pouca cómoda em especial devido ao forte desemprego e pela concorrência desleal dos países com economias fortes, como a chinesa e outras da zona asiática... Como foi possível chegar aqui, é a pergunta que todos fazem, convencidos que há responsáveis, que, numa altura destas nem aparecem, e, se aparecem, será para dizer o que mais lhes convém... A partir do início da década de noventa, muitos empresários ocidentais levaram as suas empresas para a zona asiática, sobretudo para a China na mira dos lucros fáceis, a galinha dos ovos de ouro, que era o que estava a dar!... Era longe mas compensava, porque os salários eram muito baixos e as regras de trabalho que existiam nos países ocidentais, como férias pagas, 13º mês, direito à saúde e direito à reforma, ali nem sequer existiam... Foi bom para a economia chinesa, naturalmente, também foi bom para alguns milhões de chineses que enriqueceram e nem foi bom nem foi mau para muitos milhões de chineses, que, se deixaram de passar fome durante vários anos, vêem-se agora novamente sem emprego e com a fome a bater-lhes de novo à porta, porque milhares e milhares de fábricas fecharam, assim que os empresários ocidentais viraram as costas assim que a recessão falou mais alto e deu lugar às falências...

Inventaram o nome pomposo de Globalização para este período, que mais não é que a face negra de um capitalismo selvagem, porque retrocedeu no tempo e numa altura em que a tecnologia é de facto muito avançada e só uma íncorrecta gestão do sistema poderá explicar... Entenderam andar aos zigue-zagues, convencidos de que a seguir à queda do sistema soviético no final da década de oitenta, ficariam sòzinhos e vitoriosos para decidir a seu bel-prazer e meter na ordem e pela força quem ousasse discordar!... Afinal, num curto espaço de tempo, fartaram-se de fazer para desfazer de seguida, tomar medidas mais erradas que certas e até acabaram por cair na cilada que Deng Xiao Ping havia montado apenas e só para a China, com o único intuito de conseguir o básico, que seria dar de comer a mais de um bilião de chineses, porque na época referenciada havia chineses a morrer à fome!

Seria assim tão difícil de perceber, que, ao colaborar com aquela prática chinesa, iriam apenas e só ajudar e dar força a um sistema já desacreditado internacionalmente, por negar há largos anos os elementares Direitos do Homem ao povo chinês?!... De facto, só a ganância cairia numa armadilha destas! (Continua)

4 comentários:

  1. Estou convencido que o que se passa com a quase totalidade dos Políticos, Nacionais e Internacionais, para além da ganância pelo vil metal que é doença quase geral nesse meio, também será muito por incompetência, eles vão para as Juventudes Partidárias e lá vão subindo de escalão até chegarem ao degrau mais alto, que será Governar um País,nunca fizeram mais nada, não têm a noção do terreno que pisam, sabem lá o que é viver dum ordenado ou duma pensão, ou o que é viver em casas sem condições, andar em transportes que nem para o gado serviriam? não só com Gente que com conhecimento destas situações se conseguia dar alguns passos no sentido certo, assim vamos caminhando neste lodaçal até nos enterrar-mos de vez.
    Um abraço
    Virgílio

    ResponderEliminar
  2. Gosto da foto e de ter estado por perto quando a tiraste.
    Um grande abraço e muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Amigo Companheiro e Conterrâneo.
    Nem sempre os meios justificam o fim.
    Tenho de penetenciar-me porque tinha por questões solidárias o dever de fazer de quando em vez uma visita por mais curta que fosse.
    Penetencio-me e sei que me desculparás por seres pessoa de bem.
    Companheiro prometo e espero não falhar e muiti em breve voltar aqui tal como aos Bloges dos outros amigos e ser mais assíduo e demorado.
    Vou até ao Porto e como quem anda por gosti não cansa com os afazeres de uma caminhada na cabeça, apenas dormi duas horas.
    Para mim é normal e até é defeito de fabrico herdado dos meus Avós e Pai.

    ResponderEliminar
  4. Esqueci-me de mencionar o meu nome em cima.
    Sou: Valdemar Ferreira Marinheiro

    ResponderEliminar