quarta-feira, 6 de julho de 2011

A Bela Cidade da Boneca em 2063!

Este empreendimento mineiro na serra da Boneca conta com um efectivo de trabalhadores que oscila entre os trezentos e os quatrocentos trabalhadores... Esta média de trabalhadores directos tem vindo a manter-se desde 2016 e esta estabilidade teve como consequência um crescimento económico e populacional, que a região nunca conhecera no passado, e, sabe-se, que foram criadas à sua volta, outras pequenas empresas na área dos transportes, metalurgia, restauração e serviços!
Por falarmos na região, há aqui um dado curioso, que convém não esquecer e que é muito comentado pelas populações ribeirinhas... No século passado, as minas de carvão do Pejão, eram o grande empregador de grande parte da mão de obra das populações da margem esquerda e direita do rio Douro; esta realidade fazia com que a mão de obra oriunda de Melres, Rio Mau, Sebolido e de outros lugares, tivesse de atravessar diariamente o rio Douro. Após o fecho daquela empresa mineira em 1994 e com a abertura das minas na Boneca em 2012, passou uma boa porção de trabalhadores de Pedorido, Oliveira do Arda, Folgoso e Raiva a ter de atravessar o mesmo rio, porque a situação se invertera... Quem havia de dizer!

Na base da serra da Boneca as transformações ao nível do urbanismo foram tomando uma forma dinâmica, que já vinha de trás, quando em 2012 se fundiram as duas freguesias numa só, para dar cumprimento ao novo decreto, que apontava para a extinção do número de freguesias. Nessa altura a nova freguesia da Boneca foi consensual, por corresponder a uma realidade visível no terreno, já que se tornara muito difícil distinguir, onde terminava exactamente Rio Mau e começava Sebolido... E a serra apresentava-se como uma solução que vinha unir e não o contrário!

Era inevitável, que a nova e grande freguesia da Boneca iria sofrer um grande impulso e crescer para o único sítio possível, entre as proximidades do pequeno rio Mau e o lugar de Moreira, um pouco afastado para oeste e pertença já do concelho de Gondomar! O imenso e ordenado casario que em 2028 era já ali bem visível, era fruto da solidez que a empresa mineira em boa hora viera proporcionar a esta boa gente do Baixo Douro!

1 comentário:

  1. Um trabalho excelente pleno de imaginação.
    O sonho comanda a vida e o seu transporte torna-se leve, quando sonhamos pelo desejo daquilo que desde que nos conhecemos aprendemos a gostar e que gostaríamos de ver desenvolvido.
    Merece um excelente e cá se fica a agurdar novos temas.
    Sinceramente não gostei... Adorei.
    Um abraço do tamanho da rua/nossa Boneca

    ResponderEliminar